O Que é SEO

O Que é SEO?

Para ter um blog de sucesso, não basta ter paixão pelo que faz, é preciso ir além. O que diferencia blogueiros amadores dos profissionais é o conhecimento. Um blog de qualidade só terá destaque se puder ser facilmente encontrado e, para isso, é preciso entender o que é SEO.

A sigla vem do inglês SEO (Search Engine Optimization) e significa Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). Na prática, a utilização correta das estratégias de SEO trarão um posicionamento melhor ao blog nos mecanismos de busca. Comum grande número de visitantes, é possível lucrar com propagandas e patrocínios e se tornar de vez um blogueiro profissional.

Os leitores não costumam passar da primeira página de buscas, portanto, seu blog precisa estar entre os primeiros resultados para ser encontrado por novos visitantes. Para isso, é preciso escolher corretamente cada palavras-chave, alinhando o tema abordado aos interesses do seu público alvo.

As técnicas de SEO podem ser utilizadas em apenas uma página ou no blog inteiro. Para garantir um maior resultado, utilize o método sempre que possível, afinal, o leitor que se interessa por um artigo pode não estar necessariamente interessado em todos.

Vantagens do SEO

Para colocar seu blog na página inicial dos principais mecanismos de pesquisa, é possível investir em links patrocinados. Dessa forma, com investimento financeiro o seu blog estará na primeira página de forma rápida. No entanto, assim que a campanha acabar, seu blog perderá tal posição.

As estratégias de SEO permitem que o seu o seu blog entre para a primeira página e permaneça ali. Isso dará maior credibilidade para o blogueiro e mantém o número de visitantes em alta. Além disso, o SEO alcança o público que tem real interesse no blog, aumentando o número de leitores que retornará com frequência.

O Google concentra 97% das pesquisas feitas no Brasil, liderando todos os sistemas de busca. Dentre os resultados dessas pesquisas, 60% dos cliques vão para os três primeiros links da primeira página. Utilizar o SEO corretamente permite obter melhores resultados orgânicos, ou seja, que não foram pagos como no caso dos links patrocinados.

Passo a passo

Para definir as melhores estratégias de SEO para o seu blog, o primeiro passo é conhecer o seu público alvo. Qual sua idade, onde mora, o que gosta de fazer nas horas livres, quais são seus interesses, quais os horários de maior acesso. Saiba o máximo possível sobre o seu público.

Além de escolher com atenção cada palavra-chave, é importante criar URLs claras e bem definidas também. Coloque o assunto principal e evite criar caminhos eletrônicos com mais números do que palavras. Faça o possível para ser encontrado mais facilmente em todos os detalhes.

Não se esqueça de oferecer conteúdo de qualidade sempre. De nada adianta alcançar muitos visitantes através do SEO e perdê-los em seguida, pois não encontraram o que era esperado. Seja um grande conhecedor do tema apresentado, isso permite manter uma alta taxa de visualização. Lembre-se que leitores satisfeitos sempre voltarão e recomendarão o seu blog para familiares e amigos.

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