Tipos De Hospedagem

Tipos de hospedagem

Hospedagem é um serviço oferecido por algumas empresas que, como o nome já diz, hospeda websites. Com ele você ganha acesso a um espaço onde seu site ou blog estará armazenado e em segurança, sempre disponível para os usuários. Esse é provavelmente o passo mais importante de se tomar na hora de colocar no ar um site — seja ele pessoal ou comercial. Escolher o melhor serviço pode fazer toda a diferença na hora de evitar dores de cabeça que podem acontecer em decorrência do excesso de tráfego, problemas técnicos e de segurança para os usuários.

As opções de companhias e serviços são muitas, por isso é preciso ter atenção e cuidado na hora de escolher — procurando sempre levar em consideração o orçamento disponível para o servidor, além do volume de acessos e a forma como os usuários vão interagir com seu conteúdo.

O que considerar

A primeira coisa que precisa fazer é saber quais servidores atendem às necessidades do sistema de publicação que você pretende usar em seu site ou blog. WordPress, como o mais popular, tem suas exigências (PHP versão 5.6 ou maior, MySQL versão 5.6 ou maior, MariaDB versão 10.0 ou maior) atendidas pela maioria das empresas. Muitas delas, inclusive, oferecem a opção de instalação imediata do WordPress.

Além das exigências, precisa considerar o volume de tráfego e as necessidades do seu site. Serviços de hospedagem compartilhada costumam ser os mais baratos e aconselháveis para quem está começando. Neles a empresa coloca diversos sites no mesmo servidos para diminuir os custos de hospedagem, assim elas oferecem opções limitadas para tráfego e download, mas que costumam atender as necessidades na maioria dos casos.

Se você tem certeza que o volume não será suficiente para o acesso, com um custo maior é possível contratar servidores dedicados nos quais apenas seu site estará presente e serão preparados para suportar todos os acessos e interações feitos pelos usuários.

Servidores gratuitos

Existem opções de hospedagem gratuita, mas é sempre bom saber que todas têm diversas limitações ou algum tipo de exigência. O próprio WordPress oferece a possibilidade de hospedar blogs gratuitamente, com domínios próprios, mas sem no entanto ser capaz de usar os milhões de plugins disponíveis para a versão usada em servidores pagos.

Há ainda quem ofereça hospedagem gratuita em servidores pagos, com o contraponto de que você tem a obrigação de colocar banners em seu site e qualquer monetização que vier deles vai para o bolso de quem for dono do servidor.

Por isso, para pessoas que desejam blogs ou sites profissionais, é mais aconselhável procurar por hospedagem paga. Assim não será preciso poluir a aparência do site com banners intrusos e nem limitá-lo sem a oferta de plugins.

Hospedagem compartilhada

Devido a sua economia, esse é o tipo de hospedagem mais aconselhado para iniciantes e pequenos blogs ou site. Nela seu site dividirá um mesmo servidor com outros, possibilitando assim um plano bem mais em conta do que se cada website tivesse seu servidor próprio. É a porta de entrada ideal, há várias restrições que dificilmente serão alcançadas por seu site ou blog ainda dando os primeiros passos e, em muitos casos, não viram problema nunca.

Servidor dedicado

Normalmente é o mesmo tipo de servidor que hospeda vários sites diferentes, só que hospedando apenas um. É aqui que os números de tráfego dos usuários e de dados ficam realmente grandes. Tudo nesse tipo de servidor é determinado pelo usuário e por isso custa muito mais do que os servidores compartilhados. Eles são aconselháveis quando seu site tem um volume grande de acessos (algo em torno de 100 mil por mês ou mais). Normalmente é para um desses que você migra quando seu site cresce.

Servidor gerenciado

Esse é ideal para quem pretende pagar pela hospedagem porque quer começar um site usando o WordPress. Nessa modalidade, só é possível usar WordPress e todo o servidor é otimizado para que você tenha toda a simplicidade e suporte, enquanto os visitantes de seu blog encontrar a melhor experiência.

Por causa de todo o atendimento dedicado, esse tipo de serviço costuma ser bem mais caro que o dos servidores compartilhados, por isso ainda é indicado para os iniciantes, mas só quando você pode investir um pouco mais de dinheiro na hospedagem.

As melhores empresas de hospedagem

A quantidade de ofertas é gigantesca, por isso decidimos sugerir as melhores opções nacionais e estrangeiras.

Nacionais:

Hostgator

Um dos mais conhecidos provedores de hospedagem do mundo, a Hostgator tem servidores no Brasil e também cobra em real com todas as conveniências para os clientes do país. São mais de 9 milhões de domínios hospedados pela Hostgator, que oferece instalação em um clique, suporte diário e garantia quase total de funcionamento. Por atuar no Brasil, oferece atendimento online e telefônico em português.

GoDaddy

Uma das empresas que mais tem crescido na área, a GoDaddy aposta em ofertas agressivas e na confiança de seus 13 milhões de clientes que a tornam a maior companhia de hospedagem do mundo no momento. A GoDaddy oferece muitas opções com preços competitivos, suporte diário em português e pagamentos em real com boleto e transferência bancária.

UOL Host

A UOL Host usa o expertise do maior provedor de internet do país na hora de oferecer hospedagem. Em sua categoria compartilhada, a UOL Host oferece o recurso próprio de isolar cada site dos demais e assim evitar que um pico de tráfego em um dos sites acabe prejudicando outros, hospedados no mesmo servidor. Também conta com suporte diário em português.

Bluehost

Esse é um dos nomes mais tradicionais no mercado da hospedagem de sites. Funcionando desde 1996, o Bluehost é referência na hospedagem de blogs baseados em WordPress e indicada pelos próprios desenvolvedores do sistema. Seus servidores são robustos e, por isso, pode esperar estabilidade se optar por hospedar seu site com eles. Oferecem atendimento em português, além de aceitarem todas as formas de pagamento em reais.

Internacionais:

Dreamhost

A Dreamhost é uma das criadoras do conceito de hospedagem simplificada com WordPress. Com isso você ganha instalação em um clique, atualizações automáticas, espaço e banda ilimitados e garantia de agilidade no acesso ao seu site ou blog. Não oferece atendimento em português e o pagamento aceito é apenas em dólares.

Siteground

Essa é outra que se especializou em atender sites criados com WordPress. Oferece migração gratuita, instalação rápida, atualizações e backup automáticos. Um dos seus grandes diferenciais está nas garantias de segurança que oferecem a você e seus visitantes. Pagamento é em dólar e o atendimento em inglês.

Ainda tem dúvidas?

Se ainda não conseguiu escolher por uma das empresas, pode entrar em contato conosco em qualquer um dos nossos canais. Explique seu projeto e ficaremos felizes em te ajudar a tomar a melhor decisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *